14 de março de 2008

Ótimas idéias para uso de celular em educação!

Ótimas dicas inspiradas no site http://www.edutechie.com/2007/06/8-ways-to-use-camera-phones-in-education/, para uso de celulares na educação. Converse com seu professor antes de qualquer coisa, mas é provável que ele goste de alguma dessas idéias, e se você for professor, acho que seus alunos vão gostar com certeza!

Evidentemente que usar celulares em sala de aula é motivo de discussão e muitas instituições ou professores já baniram os mesmos, mas sempre é possível rever as ferramentas de trabalho e aqui estão algumas idéias para se aproveitar.

1. Arquivo do Quadro Negro/Branco

Quantas vezes podemos ter lamentado apagar todo o trabalho que se teve no quadro? Vamos tirar foto e distribuir oras.

2. Scanner de Mão

Tal qual filmes de espião que tiravam fotos de documentos importantes, agora nós podemos fazer igual! Ninguém está recomendando roubar informações, mas tirar fotos de anotações, cadernos, com consentimento é muito oportuno. Depois é só avaliar as fotos em casa e armazenar o que quer.

3. Lista de afazeres

Viu alguma coisa que te lembrou de algo a fazer? Tira foto logo! E se acostume a olhar suas fotos volta e meia, além de fazer suas coisas na hora :)

4. Aprender a reconhecer o nome e a face de seus colegas

Uma das grandes dificuldades na educação, para professores e alunos, é guardar o nome dos demais. Muitas turmas misturadas, assuntos diferentes e é fácil se perder. Tire fotos dos colegas, ou dos alunos no inicio do curso, ou mesmo peça que tirem fotos de si mesmos e te enviem via email. Pode-se publicar essas fotos em um blog com os nomes para que os colegas se conheçam melhor.

5. Dispositivo de segurança

O autor dessa idéia no blog original hesitou de incluir essa dica, mas como ele mesmo disse, tudo é possível em sala de aula. As vezes pode-se precisar tirar uma foto de algo acontecendo, ou algo que aconteceu para proteger a si mesmo e a outros colegas, professores ou alunos. Fique ligado em situações que isso possa ser útil, estou tentando pensar em uma agora mas é muito cabulosa :) .

6. Atribuições (missões)

Dependo do assunto da aula, pode ser interessante tirar fotos em algum momento para aproveitar com a turma. Um professor pode passar essa missão para os alunos, ou um estudante pode tirar fotos reais para uso em apresentações ou mesmo compartilhar com a turma uma vivência real. O mais importante é deixar a porta aberta para que essas fotos apareçam ou mesmo criar as oportunidades para que elas sejam tiradas. Usar celulares como ferramentas deve deixar alunos muito empolgados. É bom lembrar que não há mal em usar tecnologia como motivador, e que isso funciona muito bem com os nativos digitais.

7. Blogar instantaneamente

Se você é blogueiro ou tem um blog/website para a turma, é possível definir um endereço de email que você possa publicar diretamente para o blog. Esse endereço pode ser inclusive entregue aos alunos para que eles possam publicar com você, ou apenas você pode ficar com o endereço e publicar rapidamente. Enviar email pode ser feito logicamente pelo celular, mas tem que ser um celular com internet . É claro que qualquer computador pode ser usado também.

8. Memórias e elevação da moral

Nós todos acabamos ficando de alguma forma vinculados a nossos colegas, alunos, professor, e muitas vezes não queremos esquecer deles. Tirar algumas fotos durante o curso e junta-las em um álbum, de papel, ou melhor ainda, digital, ajuda a manter essas memórias :) . Além disso atualizar o blog com as fotos ajuda a elevar a moral da turma e a fortalecer vínculos.


Muitos professores podem achar que se gasta tempo demais com esses novos recursos em sala de aula, mas precisa ser verdade, o tempo nós regulamos, tirar fotos leva segundos, e publicar leva poucos minutos de nossa vida durante a semana. Acho que todos deveriam experimentar de alguma forma. Eu vou experimentar e dou me relato aqui.


Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

Entre com seu email aqui para receber nossas atualizações! (Ou pega nosso feed RSS lá em cima) :

Delivered by FeedBurner

13 de março de 2008

Tentanto entender o surpreendente Twitter

Rapidinha,

Lendo no Techlearning como funciona o twitter na ótica de educadores. Tem oportunidades por ai.


Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

Entre com seu email aqui para receber nossas atualizações! (Ou pega nosso feed RSS lá em cima) :

Delivered by FeedBurner

12 de março de 2008

10 formas de usar blogs para aprender

Descobri recentemente o edublogs.org, e ainda estou explorando ele. Logo de cara me deparo com essa lista que achei bastante interessante. O edublogs construiu a lista pensando em seu próprio sistema de blog, e aqui eu adaptei a lista para aproveitarmos os conceitos em qualquer sistema de blog.

Estou estudando eu mesmo formas de usar blogs e o ato de blogar na educação, para professores e alunos, e o edublogs entre outras coisas hospeda de graça blogs educacionais.
Está tudo em inglês aparentemente então fica dificil explorar nas nossas bandas, mas as dicas servem para usar serviços de blogs em português como o blogger.com, da google, já devidamente traduzido para nós.

Abaixo as dicas que escrevi me inspirando por eles.

1. Publique materiais e recursos

A internet é uma fanstástica ferramenta quando falamos de distribuição de recursos. No edublog é permitido publicar arquivos para que fiquem disponíveis para qualquer um, seu professor ou seu aluno. Pesquisar muitas vezes resulta em documentos muito interessantes e deixá-los acessíveis para seus alunos faz com que eles pesquisem novidades e não o mesmo material que você tem em mãos. No blogger.com nós podemos por o link do arquivo para quem quiser baixá-lo, mas os serviços de armazenamento que conheço são em inglês, o que dificulta um pouco. Nesse link tem algumas dicas de como disponibilizar arquivos online, e resolvendo isso publicar os links no seu blog permite que seus alunos os encontre facilmente .

2. Gere discussões (amistosas) online

No blog podemos levar nossos participantes a discutir tópicos simplesmente comentando o que está publicado. Isso é comum em blogs não educacionais e não deve ser difícil conseguir. Quem comenta pode inclusive marcar o comentário para informar via email sobre outros comentários que surjam. E lógico, os comentários podem ser controlados ;).

3. Criar uma publicação para classe

Inspirado nos velhos tempos dos jornais de classe, podemos fazer o mesmo com blogs. Um blog pode ter contribuidores, seus alunos ou outros participantes, e eles terão poder para publicar o que quiserem. O contribuidores podem ser dividir entre editores, designers, pesquisadores para levar a idéia adiante. O jornal pode ser o diário da classe ou uma publicação ficcional ou real do que quiserem.

4. Novidades

No passado houve quem ficasse até tarde imprimindo e duplicando informações para alunos. É uma idéia bem mais barata e prática substituir isso e simplesmente publicar tudo no blog. É ainda por cima positivo para o meio ambiente, não gastando papel.

5. Fazer os estudantes blogarem

É uma boa por os alunos para blogarem e até mesmo ajudá-los a blogar, mas é necessário agir como um centralizador linkando todos os blogs deles no seu próprio blog. Com o interesse entre os próprios alunos para conhecer seus blogs costuma ser grande, os blogs andaram por conta própria. Lembre seus alunos para te avisarem sobre posts (publicações) importantes que eles tenham feito pois possivelmente ler tudo será impossível.

6. Compartilhe seus planos de aula

Planejar e administrar é interessante, não é? Compartilhar seus planos de aula pode se tornar muito recompensador, e até ser colaborativo, com a ajuda de outros professores ou retorno de seus alunos. Os estudantes terão mais confiança de que tudo está sob controle e poderão se concentrar melhor em estudar e aprender.

7. Integrar multimídia de todo tipo

Com pouco esforço podemos publicar vídeos do youtube ou qualquer outra fonte, apresentações como as do famoso powerpoint, slideshows com as fotos que quisermos, e misturar tudo com os textos que quisermos. Não precisa de cds, nem programação, apenas a boa vontade de professor.

8. Organise, organise, organise

Não precisa blogar apenas como pedagogo... pode-se igualmente usar ferramentas para organizar tudo, de times de esportes a peças de teatro. Pode-se ter quantos blogs quiser, para o destino que se quiser, como por exemplo um blog apenas para o trabalho do segundo bimestre.

9. Tenha retorno

Nada diz que você não possa permitir comentários anônimos, mas ter retorno especifico dos seus alunos, com eles livres para se expressar e ainda demonstrar a eles o quanto curte até mesmo um crítica, pode tornar tudo mais fácil e agradável. Peça retorno, dos alunos, de familiares, de colegas, e dê retorno no blog deles também.

10. Criar um website totalmente funcional

Podemos criar não apenas um blog, mas um site com conteúdo de todo tipo com as ferramentas online que podemos encontrar. O edublogs afirma que facilita toda a construção não só de um blog mas de um site realmente completo e funcional. Eu vou lá experimentar, mas por estar em outra língua devo dizer que via blogger também podemos fazer muitas e muitas coisas. Aproveitando ferramentas online como docs.google.com, configurações internas do blogger, slide.com, e outros tantos representantes da web 2.0, podemos adicionar ao nosso blog inúmeros recursos e tornar a experiência de nossos alunos conosco ainda mais engrandecedora!

Breve: O uso de WIKIs!

Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

Entre com seu email aqui para receber nossas atualizações! (Ou pega nosso feed RSS lá em cima) :

Delivered by FeedBurner

10 de março de 2008

Aprendendo com Mapas Mentais! Empolgante!

Aprender dá trabalho. Mas parece que o que dá mais trabalho é forçar nosso cérebro a trabalhar em linha reta, quando na verdade ele funciona de forma mais livre que isso. Mapas mentais nos ajudam a lidar com ele de um jeito mais próximo a isso. Usar mapas mentais no processo de ensino, ou da aprendizagem individual, tonar-se no mínimo interessante.
No wikipedia temos bastante informação sobre o assunto, e o que parece mais importante a frisar é que se trata de um método de notação, de comunicação. Podemos contruir nossos próprios mapas mentais ou podemos nos aproveitar dos outros, porém os nossos mapas sempre vão ser mais funcionais para nós pois retrataram melhor nossa estrutura mental.

Segundo o Wikipedia há reservas de muitos no uso de software para construção de mapas, mas achei esse relato interessante: "Aldo Novak, autor de A Única Diferença, enfatiza que os mapas a serem usados para aprender, devem ser feitos sempre à mão, com canetas coloridas e papel, enquanto os mapas usados para ensinar (ou transferir informações) devem ser feitos com softwares especiais."

Tenho usado há algum tempo o método para meu próprio aprendizado, e eles tem ajudado bastante. Na verdade parece muito simples e natural quando começamos e podemos até perceber que já fazíamos isso quando por exemplo anotamos instruções que nos passam por telefone.

No ensino, construir mapas mentais ao vivo com os alunos para ilustrar um assunto novo é muito útil, e eu mesmo já experimentei com excelentes resultados no entendimento e memorização. Estimulá-los a construir mapas individualmente igualmente ajuda a avaliar o aprendizado e a ensinar, podendo inclusive fazer parte da avaliação concreta dentro de um curso.


No Blog da Aprender com Mapas Mentais - Uma estratégia para pensar e estudar site para construção de mapas e compartilhamento deles, o www.mind42.com é realmente legal e não precisamos baixar nada, usa moderno esquema de serviços online. Ele permite a construção de mapas de forma prática e com vários recuros como figuras, anexos, e links web. Além disso é possível fazer o mesmo mapa simultaneamente com outras pessoas, de forma colaborativa, e falar com elas ao vivo através de um link com o Skype. Também permite exportar o mapa de diversas formas permitir que o mesmo seja acessado online via links ou com a cara abaixo! Interativo! Dar aulas a distância tem muito o que aproveitar do conceito.



Por ultimo, é importante lembrar que mapas não precisam de mais nada além de papel e lápis por exemplo, e software ou sites são apenas formas tecnologicas de desenha-los.

Links uteis:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/mapa_conceitual.mspx
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp
http://eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1250


Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

Entre com seu email aqui para receber nossas atualizações! (Ou pega nosso feed RSS lá em cima) :

Delivered by FeedBurner