28 de janeiro de 2008

Apresentações em Powerpoint? Moderação!

Atenção concentrada no apresentador: Com informações no slide e o apresentador falando, podemos facilmente levar ao caos a atenção do espectador, sem que ele saiba onde focar. Tornar o slide simples mantém o foco onde deve estar, em você.
aHHHHHH, É MUITA COISA PARA MINHA CABEÇA"

Usar Slides em Computador se tornou para muitos uma grande muleta. Usamos e abusamos na hora de montá-los, como se eles fossem nos substituir, mas podemos ter certeza que eles não vão. Como a muleta, ajudam a andar, mas anda-se mal. Como professor, usá-los é muito comum, mas professores e alunos com certeza deveriam tomar aulas de como se comunicar com este negócio, o slide.

No Lifehack.org descobri a regra do 10-20-30, criada por Guy Kawasaky. 10 Slides no máximo, 20 minutos total de apresentação e nenhuma fonte menor que 30.

Sim, danou-se tudo. :)

Na verdade a regra parece realmente funcional e vou implementar de imediato. A idéia é não tirar do apresentador o papel principal entubando na apresentação o trabalho mais difícil, o de convencer. Verdade que existem apresentações que enviamos para outras pessoas, mas nesse caso específico elas são construídas com outro propósito, para agirem sozinhas.

Para um melhor aproveitamento de sua mensagem, vincular uma imagem e uma palavra ou frase é o ideal, pois simplifica o que provavelmente deve ser complexo, já que estamos transmitindo uma nova idéia. No 43 Folders temos mais grandes dicas, além do 10-20-30, e podemos ver a criação de slides simples, com uma idéia e uma imagem.

Pela ótica da didática temos vantagens diretas.

  • Informação simplificada: Apresentando listas e listas em slides damos mais informação junto a informação que já estamos dando, complicando a coisa toda mesmo que usemos outras palavras. Com poucas informações damos a entender que não há o que temer, é tudo simples (mesmo que não seja).
  • Atenção concentrada no apresentador: Com informações no slide e o apresentador falando, podemos facilmente levar ao caos a atenção do espectador, sem que ele saiba onde focar. Tornar o slide simples mantém o foco onde deve estar, em você.
  • Determinamos o assunto: Com slides diretos mantemos na memória imediata o grupo de idéias que queremos trabalhar com nossos ouvintes, e podemos inclusive criar um vinculo muito maior com nossa mensagem usando uma imagem e uma frase para isso. Se houver mais que uma de cada a conexão com cada uma das imagems ou frases será mais fraca.

Conversando recentemente com um amigo professor de faculdade pude ver alguns de seus slides e revisar o problema do professor, que também é meu problema. Muitas vezes existe muito o que se explicar em pouco tempo, e é necessário demonstrar no quadro muitas vezes. Professores costumam carregar muitos slides com a maioria das coisas que iriam escrever no quadro, tornando o processo menos repetitivo. Além disso professores costuma usar o slide como reserva de memória, para não esquecer algum detalhe.

Eu ainda vou avaliar direito o uso das duas mídias, o quadro e os slides, mas a primeira idéia que tive sobre como melhores slides com listas, é fazer com que cada item apareça individualmente, um efeito especial comum no Powerpoint e outros, tornando o impacto de cada mensagem mais individualizado. Isso realmente parece apenas um contorno preguiçoso e o mais sensato é tornar cada mensagem um slide completo, conforme a regrinha acima citada.

Sobre o problema da memória, o melhor é manter anotações e ler para seus ouvintes, afinal ler no slide não convence ninguém da sua boa memória.

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