9 de fevereiro de 2008

Currículo Profissional! Sua própria apresentação.


Trabalho ensinando a controlar a formatação de documentos e assim também preparo para o mercado de trabalho. Já era hora de ajudá-los a formatar e estruturar um currículo de forma moderna.

Pela internet, temos muitas versões para o mesmo, e muitas dicas para preenche-lo. Pretendo explorar essas dicas em outro momento, sendo que agora a idéia é apresentar o modelo.

Peguei emprestado o formato no site do Augusto Campos, o Efetividade.net, que já fez um excelente trabalho de pesquisa no assunto. Fiz algumas edições de gosto pessoal, mas a idéia básica está lá.
O modelo foi construído pensando no primeiro emprego, mas repare que o preenchimento é feito por uma pessoa fictícia que está bem preparada para o mercado de trabalho, tendo feito algumas formações e cursos para se apresentar. Também foi desenhado para manter o ideal de apenas uma pagina por currículo.

Baixe aqui o modelo!

Durante o preenchimento vale algumas dicas iniciais:

  • Mantenha 1 página, e apenas o importante: A não ser que tenha mais de uma graduação, ou seja da área acadêmica, ou tenha muitos projetos paralelos, ou outro motivo especial, manter o currículo com uma página aumenta as chances de ele ser lido. Corte estágios, mini-cursos, palestras e coisas do gênero, que possam levar a ultrapassar o limite da página ou ultrapassar a paciência de quem lê.
  • Descubra e informe seu diferencial: Nesse momento a criatividade vale bastante, e pedir ajuda a familiares e amigos também. Perceba que no currículo, há uma chamada logo abaixo do nome de quem se apresenta com seus principais atrativos. Ali temos formação, inglês e algumas habilidades. Descubra as suas e as informe, mas seja sincero e direto. Se você lê inglês, informe, se lê inglês muito mal, não informe. Se você já dominou, por exemplo, o Excel de forma profissional, informe, e melhor ainda, se dominou o Excel de forma avançada, informe imediatamente. Um detalhe como informar que seu bairro tem ônibus direto para a maior parte da cidade é um diferencial importante, mas como é longo de descrever, merece lugar no ultimo bloco do documento, o de diferenciais. Em diferenciais por exemplo, se gosta de ler e lê um livro ou mais por mês deixe claro.
  • Não erre no português: Seja sensato e peça ajuda, em geral quem não construiu o texto tem mais chances de perceber seus erros que você. Escreva tudo e depois revise mais de uma vez, além de pedir para alguém revisar. Peça inclusive, que quem revise seu texto lhe explique o que achou de errado, para que não erre novamente, por exemplo, na hora da redação na seleção de emprego. Erros de português podem ser fatais na hora da seleção.
Boa Sorte e em breve teremos mais dicas!

2 comentários: