30 de junho de 2008

Aprendendo e ensinando de perto, com o sistema de ensino a distância :)

O Moodle é uma daquelas ferramentas que nós pensamos, "poxa, deus é justo".

Software livre, extremamente configurável, e que mais que cumpre seu objetivo. Ele foi construído para desenvolver cursos de qualquer gênero no forma EAD, ensino a distância. Tem sistema diversos como controle de usuários, realização de questionários, provas, atividades diversas, fórum interno. É o sistema do CDTC, apresentado em um post anterior, com cursos gratuitos. Pena que o CDTC não utilize-le ainda mais suas funcionalidades.

Veja só, por que não utilizá-lo no ensino e aprendizado a curta distância? Objetivo definido, e aqui estou eu o executando. O grande detalhe é que meus alunos têm em geral um computador em sua frente, e dessa forma é possível usar no cotidiano, principalmente para questionários, e atividades como palavras cruzadas (essa é ótima), e é claro, provas! Provas no moodle têm a vantagem de serem corrigidas na sua conclusão, e mesmo que tenham questões abertas, é muito mais prático corrigir sendo levado direto a cada uma das respostas sem lidar com papel. E todos sabem o quanto é importante economizarmos papel depois que toda uma ciência foi desenvolvida muitos anos atrás, a ecologia.

Um detalhe muito legal é o sistema paralelo de geração de atividades, como as palavras cruzadas, que são praticamente geradas automaticamente. Nós preenchemos as palavras, o programa organiza as palavras cruzadas, e nós entramos com as dicas de cada posição, seja horizontal ou vertical. Genial. O hot potatos é o herói de muito professor hoje em dia.

>>>
Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

29 de junho de 2008

Igoogle, é mais google!

A google tem um excelente site configurável, o igoogle, acessível por qualquer um em seu site principal, bastando apenas um clique no link do canto superior direito.

E agora o site ficou ainda mais bacana com o acréscimo de temas estilosos, e de artistas diversos! Saca o vídeo!




O site é muito bacana e todo mundo sabe o endereço. Podemos configurá-lo com notícias do nosso jornal preferido, com a previsão do tempo, com aviso de novos emails. Sugiro a todos os amigos ethernautas darem um passeio e experimentarem as opções.

Pode ser que não use sempre, como eu não uso, mas volta e meio preciso de alguma ferramenta, como por exemplo, um verificador de IP, e lá no igoogle eu já organizei várias que ficam me esperando, é praticamente minha caixa de ferramentas virtual.

Abaixo tem um vídeo muito bacana que explica como usar o igoogle.



>>>
Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

9 de junho de 2008

Cursos de Software Livre, Linux e afins, gratuitos e pelo Governo!

Ótima oportunidade de se aprender, de forma gratuita, softwares igualmente gratuitos, além de muitos outros cursos que nem são envolvidos com tecnologia computacional.


O CDTC oferece cursos gratuitos de Software Livre e muitos outros.

O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), ligado ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), oferece cursos on-line gratuitos de software livre, nos níveis técnico e usuário.

Há temas como o BROffice (editores de tabelas, texto, desenho, banco de dados, apresentação), Gimp (editor de imagem), NVU (editor de sites), Xoops e Wiki (publicadores de sites), KDE, DotProject (administrador de tarefas), curso de acessibilidade, além de Linux em si, entre outros.

Existem ainda cursos metodológicos como o de gerenciamento de Projetos, uma especialidade extremamente procurada por contratadores, e cursos distintos como o de montagem de softwares e pescaria.

Os cursos são um excelente esforço na divulgação e uso do software livre, e portanto auxiliam na inclusão digital com a popularização de opções que reduzem em muito o custo de frentes nesse sentido. Por outro lado são igualmente importantes na frente da educação gratuita utilizando ferramentas web, e portanto podem ser levados aos locais mais distantes do pais.

Os cursos, que tem como principal exigência o uso de email com final ".com.br", tem duração variada entre 1 e 3 semanas, se dividem em cursos abertos ao público e cursos para funcionários públicos. e a inscrição para o público em geral pode ser feita até no dia anterior ao início das aulas, no site http://comunidade.cdtc.org.br/course/index.php/. Para funcionários públicos, o site é http://cursos.cdtc.org.br/, onde é possível obter também mais informações sobre os cursos.

Entrei no de Gerenciamento de Projetos, e você vai entrar em qual? veja ai a lista de cursos

1 de junho de 2008

Indiana Jones no Reino da Caveira de Cristal, cuidado!

Fora do tema daqui, mas eu sou fan do Dr. Henry Jones Jr.



O quarto filme, é o mais fraco deles, e infelizmente é fraco como filme em si. Deixo aqui o link do meu amigo Renato, que fez uma crítica rápida, e compartilho de sua opinião. Acho que vale a pena ver o filme se você como eu for um fan do Dr. Há boas piadas lá, referências a filmes anteriores, referências a mitologias de Spilberg, e assim sendo tem o que se curtir.

Após assistir a esse último, fui para casa disposto a reassistir o Indiana Jones e a Ultima Cruzada, para tirar o gosto ruim da boca, e acabei revendo mesmo no dia seguinte. Filme maravilhoso, que inclusive pede uma crítica do Renato Cordeiro, vou pedir a ele.

Leitor, o que você achou do Indiana Jones e a Caveira de Cristal? Comenta aí!