9 de fevereiro de 2008

Currículo Profissional! Sua própria apresentação.


Trabalho ensinando a controlar a formatação de documentos e assim também preparo para o mercado de trabalho. Já era hora de ajudá-los a formatar e estruturar um currículo de forma moderna.

Pela internet, temos muitas versões para o mesmo, e muitas dicas para preenche-lo. Pretendo explorar essas dicas em outro momento, sendo que agora a idéia é apresentar o modelo.

Peguei emprestado o formato no site do Augusto Campos, o Efetividade.net, que já fez um excelente trabalho de pesquisa no assunto. Fiz algumas edições de gosto pessoal, mas a idéia básica está lá.
O modelo foi construído pensando no primeiro emprego, mas repare que o preenchimento é feito por uma pessoa fictícia que está bem preparada para o mercado de trabalho, tendo feito algumas formações e cursos para se apresentar. Também foi desenhado para manter o ideal de apenas uma pagina por currículo.

Baixe aqui o modelo!

Durante o preenchimento vale algumas dicas iniciais:

  • Mantenha 1 página, e apenas o importante: A não ser que tenha mais de uma graduação, ou seja da área acadêmica, ou tenha muitos projetos paralelos, ou outro motivo especial, manter o currículo com uma página aumenta as chances de ele ser lido. Corte estágios, mini-cursos, palestras e coisas do gênero, que possam levar a ultrapassar o limite da página ou ultrapassar a paciência de quem lê.
  • Descubra e informe seu diferencial: Nesse momento a criatividade vale bastante, e pedir ajuda a familiares e amigos também. Perceba que no currículo, há uma chamada logo abaixo do nome de quem se apresenta com seus principais atrativos. Ali temos formação, inglês e algumas habilidades. Descubra as suas e as informe, mas seja sincero e direto. Se você lê inglês, informe, se lê inglês muito mal, não informe. Se você já dominou, por exemplo, o Excel de forma profissional, informe, e melhor ainda, se dominou o Excel de forma avançada, informe imediatamente. Um detalhe como informar que seu bairro tem ônibus direto para a maior parte da cidade é um diferencial importante, mas como é longo de descrever, merece lugar no ultimo bloco do documento, o de diferenciais. Em diferenciais por exemplo, se gosta de ler e lê um livro ou mais por mês deixe claro.
  • Não erre no português: Seja sensato e peça ajuda, em geral quem não construiu o texto tem mais chances de perceber seus erros que você. Escreva tudo e depois revise mais de uma vez, além de pedir para alguém revisar. Peça inclusive, que quem revise seu texto lhe explique o que achou de errado, para que não erre novamente, por exemplo, na hora da redação na seleção de emprego. Erros de português podem ser fatais na hora da seleção.
Boa Sorte e em breve teremos mais dicas!

8 de fevereiro de 2008

Computador na TV? Ligando saida S-Video numa RCA

É sempre útil poder ligar seu Computador numa TV. Há motivos de sobra, como assistir filmes para computador ou vídeos do Youtube numa tela maior e mais confortável, tocar suas mp3 numa festa, enviando o audio e video direto para a TV da sala.
Agora, para fazer essa conexão muitas vezes temos dor de cabeça.

Este post é melhor aproveitado por quem tem o mesmo problema, conectar uma saída de vídeo s-video, de uma placa de vídeo NVIDIA, a uma entrada rca ou vídeo composto. Este tipo de post não é comum neste blog. Estou postando aqui, pois após apanhar muito desse problema, percebi que muita gente também sofreu.


Meu objetivo era ligar a meu computador na minha TV via cabo RCA, aquele clássico redondo e simples com um pino apenas no meio.

Hoje tenho um computador com uma placa geforce 7600 Gs, mas a tal da placa só tem saída que me sirva s-video, aquele novo redondo e complicado com vários pinos no meio. A outra saída que ele possui é para TVs de alta definição e não tenho isso.

Após tentar alguns esquemas loucos, mas criativos, não tive muito sucesso.
Tentei resolver pagando, como bom capitalista que devo ser, então comprei um cabo adaptador Svideo para RCA. Como eu já estou acostumado a apanhar, ele não funcionou com a placa de vídeo apesar de funcionar da saída s-video do dvd player para a entrada rca da tv. Aparentemente a placa de vídeo não reconhece que do outro lado do cabo existe um receptor de s-video, e sendo assim não ativa sua saída, uma placa esperta (maldita seja). O jeito seria enganá-la, fazendo-a acreditar que existe mesmo um receptor s-video do outro lado. Além disso, o esquema s-video e o esquema vídeo composto parecem ter esse detalhe de diferença, onde um dos sinais da composição de vídeo é enviado com um retardo, mas isso é coisa para técnicos de eletrônica, eu apenas fui um, não sou mais.

Já havia navegado um pouco e entendido que um cabo adaptador s-video para RCA precisava ter um capacitor embutido, para ser um verdadeiro adaptador. Imaginei que o cabo adaptador que havia comprado tinha isso, o capacitor, mas parece que não.

Assim sendo, eu iria fazer meu próprio cabo, e já havia me precavido comprado junto com o cabo adaptador que não iria funcionar, o nosso amigo capacitor de 470p. Pequenino, simples, de cerâmica, ele era minha salvação.

O montei no cabo, com solda fria e tudo, conforme um site me indicou e finalmente nada ocorreu. Minhas energias estavam acabando. Bom, ai está o link que NÃO FUNCIONOU PARA MIM http://www.epanorama.net/circuits/svideo2cvideo.html, e você caro amigo, não precisa entrar nele porque poderá se confundir. O problema nesse site parece ser a disposição dos pinos de um s-video, e isso eu pude confirmar em outro site, com um esquema que finalmente me ajudou. (correção: "gentilmente" fui informado que o esquema acima funciona, eu que fiz alguma bobagem na montagem, e agradeço quem informou)

Por fim construí um cabo, levando apenas uns 10 minutos para terminar com o material adequado, e "anos" de experiência com ferros de solda.

O que aprendemos com isso tudo? Faça o seu cabo ou compre um com alguém que garanta que existe um capacitor montado conforme as especificações abaixo, se quiser ter certeza que vai funcionar. Pode funcionar sem, mas será por sorte.

Aqui, no detalhe, o como fazer, ou "how to", ou DIY:
  • O que eu queira - Ligar meu computador na TV
  • O problema - Meu computador tem uma placa de vídeo Nvidia GeForce 7600 gs, com duas saídas de vídeo DVI (acho), e um saída estranha, parece s-video mas não é. Essa saída estranha é conectada a um cabo especial, com uma saída s-video e outros 3 cabos que são uma saída para TVs de alta definição. O que eu iria usar é a saída s-video. Para ligar na minha TV tudo que eu tinha era um cabo com duas pontas RCA, ambas as pontas macho.
  • Materiais - Precisei de um cabo com duas pontas s-video, um capacitor de 470p, um conector RCA macho e um conector RCA fêmea, encontráveis em lojas de produtos eletrônicos. Alicates de bico, presilhas para segurar fios, ferro de solda, solda e um lugar bem iluminado.
  • Como:
  1. Uma das pontas do cabo s-video precisa ser desmontada para se descobrir como as cores dos fios estão ligadas no conector s-video.
  2. Em seguida, pelo esquema do site, que replico logo abaixo, soldamos o conector RCA macho no cabo s-video que acabamos de desmontar, para termos um cabo s-video > rca (com o capacitor no meio). O esquema de conexão está no site http://www.electronics-lab.com/projects/misc/005/ assim como replicado logo abaixo
  3. Tendo jeitinho o capacitor cabe dentro do conector RCA macho, mas temos que ter cuidado pois as coisas ficão emboladas e podem dar curto circuito por ali.
  4. O conector RCA fêmea é um extra para o meu caso, já que minha TV estava distante e eu tinha um cabo RCA com duas pontas macho entre a TV e o computador, eu precisava agora ligar meu cabo adaptador nesse cabo RCA, e sendo assim, troquei o conector macho do cabo que vai para a Tpelo fêmea que havia comprado. Finalmente pluguei o cabo que ia até a TV no cabo adaptador que criei.
  • Prova concreta de solução - o software das NVIDIA s está cada vez mais chato. Para ter certeza que tudo vai funcionar direito, deixe a TV ligada no canal de entrada correto e reinicie o PC, se a TV passar a mostrar a tela de boot da placa mãe, então sua placa de vídeo foi enganada finalmente e acredita que tem um conexão s-video perfeita ligada nela. Se isso não acontecer, reveja o cabo, teste ele entre um dvd player e uma TV por exemplo, e se ele funcionar perfeitamente sua placa de vídeo pode estar com problemas. Não é necessário nenhuma configuração da placa de video para ela reconhecer no boot a saída s-video, então fique tranquilo. Daqui para frente, basta entrar no Windows, estar com a versão mais atualizada do driver, e configurar por exemplo, a saida para modo clone, onde o que aparece na TV é o que aparece no monitor.
Esquema:

[S-Video]

Pin Name Description
1 GND Ground (Y)
2 GND Ground (C)
3 Y Intensity (Luminance)
4 C Color (Chrominance)

Ps: Tive problemas depois de isso tudo, pois a TV exibia em preto e branco. Ainda tentei algumas coisas via configuração do driver, mas depois que tive certeza que a saída era PAL-M e a TV estava recebendo PAL-M, o que fiz foi desinstalar o driver, baixar o driver mais recente da minha placa e finalmente instala-lo. Funcionou de uma vez.
Ps2: A conexão do áudio é mais simples, e se você chegou até aqui vai conseguir fazer também. Um cabo com um conector ps2 macho numa ponta e RCA macho na outra. Sugiro usar um chaveador de audio, tem da leadership, para apertar um botão e mandar o som para a TV e apertar novamente para ter o som na caixa de som do computador.


Comenta ai seu problema e sua solução véi! Basta clicar no link comentários logo abaixo.

28 de janeiro de 2008

Apresentações em Powerpoint? Moderação!

Atenção concentrada no apresentador: Com informações no slide e o apresentador falando, podemos facilmente levar ao caos a atenção do espectador, sem que ele saiba onde focar. Tornar o slide simples mantém o foco onde deve estar, em você.
aHHHHHH, É MUITA COISA PARA MINHA CABEÇA"

Usar Slides em Computador se tornou para muitos uma grande muleta. Usamos e abusamos na hora de montá-los, como se eles fossem nos substituir, mas podemos ter certeza que eles não vão. Como a muleta, ajudam a andar, mas anda-se mal. Como professor, usá-los é muito comum, mas professores e alunos com certeza deveriam tomar aulas de como se comunicar com este negócio, o slide.

No Lifehack.org descobri a regra do 10-20-30, criada por Guy Kawasaky. 10 Slides no máximo, 20 minutos total de apresentação e nenhuma fonte menor que 30.

Sim, danou-se tudo. :)

Na verdade a regra parece realmente funcional e vou implementar de imediato. A idéia é não tirar do apresentador o papel principal entubando na apresentação o trabalho mais difícil, o de convencer. Verdade que existem apresentações que enviamos para outras pessoas, mas nesse caso específico elas são construídas com outro propósito, para agirem sozinhas.

Para um melhor aproveitamento de sua mensagem, vincular uma imagem e uma palavra ou frase é o ideal, pois simplifica o que provavelmente deve ser complexo, já que estamos transmitindo uma nova idéia. No 43 Folders temos mais grandes dicas, além do 10-20-30, e podemos ver a criação de slides simples, com uma idéia e uma imagem.

Pela ótica da didática temos vantagens diretas.

  • Informação simplificada: Apresentando listas e listas em slides damos mais informação junto a informação que já estamos dando, complicando a coisa toda mesmo que usemos outras palavras. Com poucas informações damos a entender que não há o que temer, é tudo simples (mesmo que não seja).
  • Atenção concentrada no apresentador: Com informações no slide e o apresentador falando, podemos facilmente levar ao caos a atenção do espectador, sem que ele saiba onde focar. Tornar o slide simples mantém o foco onde deve estar, em você.
  • Determinamos o assunto: Com slides diretos mantemos na memória imediata o grupo de idéias que queremos trabalhar com nossos ouvintes, e podemos inclusive criar um vinculo muito maior com nossa mensagem usando uma imagem e uma frase para isso. Se houver mais que uma de cada a conexão com cada uma das imagems ou frases será mais fraca.

Conversando recentemente com um amigo professor de faculdade pude ver alguns de seus slides e revisar o problema do professor, que também é meu problema. Muitas vezes existe muito o que se explicar em pouco tempo, e é necessário demonstrar no quadro muitas vezes. Professores costumam carregar muitos slides com a maioria das coisas que iriam escrever no quadro, tornando o processo menos repetitivo. Além disso professores costuma usar o slide como reserva de memória, para não esquecer algum detalhe.

Eu ainda vou avaliar direito o uso das duas mídias, o quadro e os slides, mas a primeira idéia que tive sobre como melhores slides com listas, é fazer com que cada item apareça individualmente, um efeito especial comum no Powerpoint e outros, tornando o impacto de cada mensagem mais individualizado. Isso realmente parece apenas um contorno preguiçoso e o mais sensato é tornar cada mensagem um slide completo, conforme a regrinha acima citada.

Sobre o problema da memória, o melhor é manter anotações e ler para seus ouvintes, afinal ler no slide não convence ninguém da sua boa memória.

15 de janeiro de 2008

Comunicando indiretamente... jogos!

Para atrair novamente os fãs de Lost temos um jogo online, no site www.find815.com, onde seguimos os passos de um novo personagem obssecado por descobrir onde sua namorada, ou o corpo dela, está, já que a própria empresa responsável pelo vôo desistiu.

Lost é uma série maravilhosa com um experiência que transborda na tela e parece que nunca acaba. Podemos vasculhar um mundo de informações apenas por informações indiretas dadas através do seriado. Claro que muitas vezes envolvem esoterismo, teorias novas, mas essas coisas tornam o seriado ainda maior.


Começou a contagem regressiva para a nova temporada, a quarta, e já foi anunciado o fim de todo o seriado ao final da sexta temporada. As 3 temporadas até agora contam a história dos sobreviventes da queda do vôo 815 da ficcional Oceanic Airlines em uma misteriosa ilha, e o mundo todo não sabe que eles sobreviveram e também não conseguem localizar o avião.

Para atrair novamente os fãs de Lost temos um jogo online, o Find 815, onde seguimos os passos de um novo personagem obssecado por descobrir onde sua namorada, ou o corpo dela, está, já que a própria empresa responsável pelo vôo desistiu. O jogo terminará dia 31 de janeiro de 2008 quando começa a nova temporada.

O jogo é uma fabulosa aula de marketing e de multimedia via web. Nele vemos vídeos, interagimos com ambientes, ouvimos mensagens de celular, e vamos contruindo nosso caminho. Parece um pouco com o jogo RPG, para quem tem alguma familiaridade.

Vale a pena dar uma olhada no site para reconhecimento das possibilidades que temos a mão na comunicação com este incrível mundo multimedia para nosso cotidiano, para nossas aulas, para nossos estudos individuais ou em grupo.

Aqui deixo a cópia do comentário que deixei no blog http://lostportugal.blogspot.com/ , exatamente da galerinha portuguesa, falando sobre as novidades do jogo liberadas hoje e com dicas de como passar por elas.

Cuidado, spoilers do jogo Find 815 e de Lost!

Gente,
Mais um dia no find815... nesse novo capitulo temos um joguinho. Invadimos o escritorio do talbot e vasculhamos tudo. A jogada é achar chaves e arrasta-las até as gavetas, além de achar celular e carregador, e monta-los arratando um por um até a tomada na parede. Por fim uma senha teremos que entrar em uma pasta escondida. Essa senha deve ser localizada no celular devidamente carregado. Iniciais na pasta AMM. Procuramos por alguem com inicias A M no celular e entramos os ultimo 6 digitos! abraços

11 de janeiro de 2008

Ta estudando? Beleza, tire uma soneca...

Dormir é bom, sabemos disso.Também sabemos que um monte de gente tem dificuldade para dormir. Muito já se falou do enorme benefício que tem dormir depois do almoço, a siesta, uma sonequinha de meia hora que seja. Inclusive parece que nosso corpo esta programado para isso, pois muitas vezes dá aquele sono.

Agora, se pudermos escolher quando dormir, é uma ótima idéia dormir entre uma estudada e outra. Uma ótima dica para nós e para qualquer aluno que se preze, e com grande embasamento.

Estudos já mostraram que uma sonequinha de dia mesmo ajuda a guardar informação, assim como aprender novas habilidades.Publicado pelo Nature Neuroscience, usou participantes que puderam dormir 90 minutos entre aprender uma primeira tarefa e uma segunda tarefa, isso não se mostrou muito útil no anoitecer, mas no seguinte dia houveram resultados muito impressionantes.

Os pesquisadores entenderam que dormir ajuda a sobrepujar interferências, como as que o processamento de novas informações causa na tentativa de relembrar informações antigas já aprendidas anteriormente no dia. Outro grupo de participantes no estudo não tiveram a soneca durante o processo e tiveram resultados menos relevantes.

  • Estude 90 minutos
  • durma 30 minutos
  • repita o processo ;)

Vou tirar um sono agora mesmo...

9 de janeiro de 2008

leia! mais! google reader!

Eu não sabia o que era ler na internet até usar o google reader!

Descobri até meio tarde o quanto poderia aproveitar melhor minhas leituras da internet com uma ferramenta para juntar todas elas num só lugar.

A idéia é simplesmente manter em um único site os textos dos sites que lhe interessam, e através desse único site, fazer a filtragem do que ler ou não sem ter que pular de site em site para descobrir. O Google Reader é uma dessas ferramentas que fazer isso para você, e ele é bom nisso.

Para quem acompanha notícias de todo o tipo, blogs, artigos, é fundamental ter uma boa ferramenta leitora de feeds (seja rss, atom etc...). E sim, feeds são endereços especiais dos sites, que alimentam leitores de feeds, como nosso amigo Reader ai. Uso bem simples:

  • Site reader.google.com, se já tiver uma conta google basta se logar, caso não faça seu cadastro por ali mesmo :) .
  • Vá em seus sites favoritos, e dentro deles busque pelos termos feed ou rss por exemplo.
  • Esses links terão os endereços para serem usados pelo Reader, e com o botão direito podemos copiar o endereço desses links.
  • No botão add subscription do Reader podemos adicioná-los. Pronto.

Usar Firefox é ótimo também porque ele tem seu próprio leitor de feeds, e se vc clicar em um feed ele te ajuda a decidir o que fazer, se usará o próprio Firefox para controlar a leitura ou outra ferramenta. Recomendo o Google Reader, claro:

  • Você pode controlar sua leitura de qualquer computar, não precisa estar no seu, e no seu Firefox.
  • Você pode ler do celular! bastar acessar reader.google.com através do celular e tudo vai estar lá para você. Agora leio em qualquer lugar.
  • Você pode compartilhar os posts com seus amigos se eles estiverem cadastrados entre seus amigos do googletalk e usarem o Google Reader.

Enfim, leia muito, leia mais. Explique para os amigos e sugira um leitor de feeds. Conhecimento não tem preço, mas pode ser de graça. É claro, existem menos fontes confiáveis do gostariamos, mantenha isso em mente e leia, todo mundo ganha mais. Ah, leia livros também e blog sua resenha, para outros lerem :) .

7 de janeiro de 2008

Faça o Dylan falar por você!

Aproveite um grande vídeo do Bob Dylan e mande uma mensagem para alguém. Construa uma para sua aula, faça uma para seu trabalho de faculdade etc.

O dylanmessaging.com aproveitou o clipe da musica Subterranean Homesick Blues, antigo e genial do Bob Dylan, e nos construiu uma forma de mandar uma mensagem de 10 cartazes para quem quisermos. Eu ainda vou arrumar alguns vídeos diferentes desse mesmo site para dar dica em aula, fazer trabalhos diversos entre outras coisas.

Abaixo está a minha desavergonhada mensagem poética para minha amada.

  • Fiz no site e enviei para ela.
  • Ela pode ver pelo link que a levou para o site do Bob.
  • Queria exibir aqui também mas o código não podia ser utilizado diretamente
  • Baixar o vídeo com extensão do Firefox não dá certo porque vem sem o texto dos cartazes.
  • Dei uma volta gravando como ogg o vídeo e áudio que estava passando na minha tela (screencast)
  • transformei em avi e enviei para o youtube (ogg não serviu para o youtube)


  • Façam vocês mesmo aqui

ps: prometo um post sobre screencast e conversão de vídeo no Linux, minha ferramenta atual.