20 de maio de 2008

Avaliação do Notebook CCE J44M

Bom, a necessidade e a vontade apertaram e depois de muito suar decidi comprar o dito cujo.

Notebook J44 Celeron M 1GB 80GB DVDRW Linux - CCE + Mochila Targus

A mochila é ótima, e veio de graça em teoria. O notebook tem excelente custo benefício.


Sistema operacional: Satux Linux

Processador: Intel Celeron M 530
  • Clock: 1,73GHz
  • Barramento: 533MHz
  • Cache: 1MB
  • Tipo de soquete: P

    Chipset: Modelo SIS M672
  • Áudio: Realtek High Definition Audio
  • Vídeo: Mirage 3+ graphic
  • Memória de vídeo: Máximo 128MB
  • Rede: 10/100Mbps

    Comunicação:
  • Rede sem fio: Wireless LAN 802.11b/g
  • Velocidade: 11Mbps - Freq 2,4GHz g: 54Mbps - Freq 2,46GHz
  • Frequência: 2400,0 à 2483,5 MHz
  • Modem: 56Kbps

    Drive
  • Modelo: DVD-RW
  • Vel. Leitura DVD/CD: 8x / 24x
  • Vel. Gravação DVD/CD: 24x

    Memória
  • Capacidade: 1GB
  • Bus: 667MHz


  • HD
  • Capacidade: 80GB
  • Rotação: 5400 RPM
  • Interfece: SATA
  • Cache: 8MB

    Portas: Entrada USB 4 (2.0)
  • Leitor de cartão: 4x1 (SD, MS, MMC e MS-PRO)
  • Saída de áudio: Sim
  • Entrada para microfone: Sim
  • Microfone embutido: Sim
  • RJ-11 (Modem): Sim
  • RJ-45 (LAN): Sim

    Tela:
  • Tamanho: 14.1
  • Painel: Anti-Glare

    Dispositivos:
  • Teclado: Padrão português
  • Touch pad: Tradicional com scroll

    Bateria:
  • Células: 6
  • Tipo: Li-Ion
  • Duração: 2 horas

  • O ponto é que eu queria um laptop barato e pelo preço ele é excelente. Meu medo era quanto ao histórico da CCE, mas acreditei que se o laptop estivesse funcionando completamente, eu poderia me encarregar de mantê-lo assim. Além disso, ela tem uma rede de autorizadas muito ampla, o que é melhor do que muitas outras empresas podem oferecer.

    Ele veio com o Satux linux, que infelizmente não está entre os melhores representantes do Linux. Fiz testes de hardware a partir dele e me convenci que o hardware do notebook estava em perfeito estado. Instalei na sequência o Windows XP, e o Ubuntu, em dual boot. O XP ficou perfeito, com todos os drivers sendo encontráveis pelo site da CCE Informatica. Já o Ubuntu não ficou 100%. Comprei o bixo acreditando que por vir com Linux, minha vida seria mais fácil, mas comprovei o contrário. No próprio site da CCE Informática não tem os drivers para Linux.

    Ainda estou lutando para arrumar um Ubuntu perfeito, principalmente quanto ao driver de WIFI. Achei vários sites com indícios de como fazê-lo funcionar, e experimentei as duas principais soluções relatadas em diversos lugares. Essas soluções são para o dispositivo detectado, o RTL8187b, e não são diretamente para este laptop, mas isso não deveria importar. O fato é que apenas uma das soluções funcionou, usando um driver recompilado que baixei, porém o mesmo só funciona em redes WIFI sem encriptação nenhuma. O relato que tive foi que não fucionariam para WPA, mas os testes que fiz mostram que nenhuma outra funciona.

    O driver de video é outro problema, pois além de não ter funcionado ainda, o que deixou minha definição diferente do ideal de 1280x800, o que podemos encontrar na internet só prevê o 2d, então por hora ficamos sem 3d. O diaxo é que no próprio Satux linux que veio instalado também não veio com aceleração 3d, e isso eu irei reclamar com a CCE.

    Bom, no XP funciona tudo como deveria.

    O design do laptop me agrada pela simplicidade, sem chamar atenção. O peso está dentro da média.

    A bateria funciona 2 horas e ponto.

    Adorei o design touchpad, por estar no mesmo nivel do teclado, sem ser aquele tradicional. O que não gostei é o fato dele ser um pouco deslocado para a esquerda, dificultando as vezes a digitação pois acabamos por pousar a mão em cima dele. Vai me obrigar a usar um mouse.

    O fato de ser um Celeron, de 1,73 G se comprovou não ser um incomodo, como eu esperava, mas temia estar errado. Apesar de estar acostumado há algum tempo com processadores superiores, imaginava que não apelando para jogos 3D e aplicações agressivas, tudo seria perfeito. Com seu 1 giga de RAM ele está rapidinho nas aplicações do dia a dia, e já experimentei rodar máquinas virtuais também, com sucesso.

    Para mim foi uma boa aquisição, principalmente por que precisava parcelar ao máximo.

    Comenta ai e se tiver uma ajuda para me dar quanto ao Ubuntu, agradeço!

    4 comentários:

    1. Olá Galdir,

      Comentei seu post no efetividade.net, mas como não sei se vc lê com frequencia, reolvi postar aqui tb.

      Tenho o mesmo CCE J44MA, e uso Ubuntu 8.04.
      Consegui setar a config de tela para 1280 x 800 no xorg.conf, embora o X suba com 1280 x 768. Fiz a mesma configuração para o CLI, pois uso muito a interface texto.

      Coloquei a configuração do X e do CLI no meu blog (não dá pra colar aqui porque é grande). http://armandoarede.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. CARA

      EU COMPREI O MESMO NOTE QUE VC!!!
      A MOCHILA É TOP!!

      Eu Não estou conseguindo instalar o XP, na hora de formatar aparece "não foi encontrato nenhuma unidade de disco". Pode me ajudar??

      ResponderExcluir
    3. Leo,
      Acredito que o Windows não deve estar reconhecendo a formatação do Linux, mas isso não deveria estar acontecendo. Talvez a versão que esteja usando do Windows Xp seja SP1 ou anterior. Teste uma versão mais nova, ou use um cd de boot do linux para formatar o hd como fat32.
      Abraços

      ResponderExcluir
    4. LEo. Vc não consegue, pq o drive é sata, o seu xp não deve ter suporte para sata, tem que fazer um disco de inicialização com o driver do sata.

      ResponderExcluir