6 de agosto de 2008

"O" Método de Anotações

Essa é uma excelente dica do "Efetividade".
Metodologia de tomar notas, em aulas, reuniões, palestras. Simplifica o processo de anotar, amarrando em tópicos e perguntas relativas ao assunto, o que torna a absorção e revisão do assunto mais prática. Meus alunos agora não vão ser aprovados sem usar isso, e essa frase foi apenas meia piada.


"O Método Cornell de Anotações foi criado na década de 1950 por Walter Pauk, professor em Cornell."
"Você pode separar as áreas usando uma régua, imprimir folhas de fichário já neste formato, ou mesmo disciplinar-se para usar as áreas mesmo sem traçar seus limites, em um caderno comum."

"O funcionamento é simples: você toma as suas notas (registrando inclusive as suas dúvidas) na área azul de cada folha, tão resumidamente quanto possível, mas sem perder a clareza. Ao terminar, você preenche na área vermelha algumas palavras-chave e questão que correspondem ao que está anotado na área azul, e em seguida registra na área amarela um breve sumário do assunto (incluindo a data e local da aula, o tema, os pontos principais), para facilitar a localização posterior, ao folhear as páginas."

Leia mais em: Como tomar notas com efetividade

>>>
Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário