28 de janeiro de 2008

Apresentações em Powerpoint? Moderação!

Atenção concentrada no apresentador: Com informações no slide e o apresentador falando, podemos facilmente levar ao caos a atenção do espectador, sem que ele saiba onde focar. Tornar o slide simples mantém o foco onde deve estar, em você.
aHHHHHH, É MUITA COISA PARA MINHA CABEÇA"

Usar Slides em Computador se tornou para muitos uma grande muleta. Usamos e abusamos na hora de montá-los, como se eles fossem nos substituir, mas podemos ter certeza que eles não vão. Como a muleta, ajudam a andar, mas anda-se mal. Como professor, usá-los é muito comum, mas professores e alunos com certeza deveriam tomar aulas de como se comunicar com este negócio, o slide.

No Lifehack.org descobri a regra do 10-20-30, criada por Guy Kawasaky. 10 Slides no máximo, 20 minutos total de apresentação e nenhuma fonte menor que 30.

Sim, danou-se tudo. :)

Na verdade a regra parece realmente funcional e vou implementar de imediato. A idéia é não tirar do apresentador o papel principal entubando na apresentação o trabalho mais difícil, o de convencer. Verdade que existem apresentações que enviamos para outras pessoas, mas nesse caso específico elas são construídas com outro propósito, para agirem sozinhas.

Para um melhor aproveitamento de sua mensagem, vincular uma imagem e uma palavra ou frase é o ideal, pois simplifica o que provavelmente deve ser complexo, já que estamos transmitindo uma nova idéia. No 43 Folders temos mais grandes dicas, além do 10-20-30, e podemos ver a criação de slides simples, com uma idéia e uma imagem.

Pela ótica da didática temos vantagens diretas.

  • Informação simplificada: Apresentando listas e listas em slides damos mais informação junto a informação que já estamos dando, complicando a coisa toda mesmo que usemos outras palavras. Com poucas informações damos a entender que não há o que temer, é tudo simples (mesmo que não seja).
  • Atenção concentrada no apresentador: Com informações no slide e o apresentador falando, podemos facilmente levar ao caos a atenção do espectador, sem que ele saiba onde focar. Tornar o slide simples mantém o foco onde deve estar, em você.
  • Determinamos o assunto: Com slides diretos mantemos na memória imediata o grupo de idéias que queremos trabalhar com nossos ouvintes, e podemos inclusive criar um vinculo muito maior com nossa mensagem usando uma imagem e uma frase para isso. Se houver mais que uma de cada a conexão com cada uma das imagems ou frases será mais fraca.

Conversando recentemente com um amigo professor de faculdade pude ver alguns de seus slides e revisar o problema do professor, que também é meu problema. Muitas vezes existe muito o que se explicar em pouco tempo, e é necessário demonstrar no quadro muitas vezes. Professores costumam carregar muitos slides com a maioria das coisas que iriam escrever no quadro, tornando o processo menos repetitivo. Além disso professores costuma usar o slide como reserva de memória, para não esquecer algum detalhe.

Eu ainda vou avaliar direito o uso das duas mídias, o quadro e os slides, mas a primeira idéia que tive sobre como melhores slides com listas, é fazer com que cada item apareça individualmente, um efeito especial comum no Powerpoint e outros, tornando o impacto de cada mensagem mais individualizado. Isso realmente parece apenas um contorno preguiçoso e o mais sensato é tornar cada mensagem um slide completo, conforme a regrinha acima citada.

Sobre o problema da memória, o melhor é manter anotações e ler para seus ouvintes, afinal ler no slide não convence ninguém da sua boa memória.

15 de janeiro de 2008

Comunicando indiretamente... jogos!

Para atrair novamente os fãs de Lost temos um jogo online, no site www.find815.com, onde seguimos os passos de um novo personagem obssecado por descobrir onde sua namorada, ou o corpo dela, está, já que a própria empresa responsável pelo vôo desistiu.

Lost é uma série maravilhosa com um experiência que transborda na tela e parece que nunca acaba. Podemos vasculhar um mundo de informações apenas por informações indiretas dadas através do seriado. Claro que muitas vezes envolvem esoterismo, teorias novas, mas essas coisas tornam o seriado ainda maior.


Começou a contagem regressiva para a nova temporada, a quarta, e já foi anunciado o fim de todo o seriado ao final da sexta temporada. As 3 temporadas até agora contam a história dos sobreviventes da queda do vôo 815 da ficcional Oceanic Airlines em uma misteriosa ilha, e o mundo todo não sabe que eles sobreviveram e também não conseguem localizar o avião.

Para atrair novamente os fãs de Lost temos um jogo online, o Find 815, onde seguimos os passos de um novo personagem obssecado por descobrir onde sua namorada, ou o corpo dela, está, já que a própria empresa responsável pelo vôo desistiu. O jogo terminará dia 31 de janeiro de 2008 quando começa a nova temporada.

O jogo é uma fabulosa aula de marketing e de multimedia via web. Nele vemos vídeos, interagimos com ambientes, ouvimos mensagens de celular, e vamos contruindo nosso caminho. Parece um pouco com o jogo RPG, para quem tem alguma familiaridade.

Vale a pena dar uma olhada no site para reconhecimento das possibilidades que temos a mão na comunicação com este incrível mundo multimedia para nosso cotidiano, para nossas aulas, para nossos estudos individuais ou em grupo.

Aqui deixo a cópia do comentário que deixei no blog http://lostportugal.blogspot.com/ , exatamente da galerinha portuguesa, falando sobre as novidades do jogo liberadas hoje e com dicas de como passar por elas.

Cuidado, spoilers do jogo Find 815 e de Lost!

Gente,
Mais um dia no find815... nesse novo capitulo temos um joguinho. Invadimos o escritorio do talbot e vasculhamos tudo. A jogada é achar chaves e arrasta-las até as gavetas, além de achar celular e carregador, e monta-los arratando um por um até a tomada na parede. Por fim uma senha teremos que entrar em uma pasta escondida. Essa senha deve ser localizada no celular devidamente carregado. Iniciais na pasta AMM. Procuramos por alguem com inicias A M no celular e entramos os ultimo 6 digitos! abraços

11 de janeiro de 2008

Ta estudando? Beleza, tire uma soneca...

Dormir é bom, sabemos disso.Também sabemos que um monte de gente tem dificuldade para dormir. Muito já se falou do enorme benefício que tem dormir depois do almoço, a siesta, uma sonequinha de meia hora que seja. Inclusive parece que nosso corpo esta programado para isso, pois muitas vezes dá aquele sono.

Agora, se pudermos escolher quando dormir, é uma ótima idéia dormir entre uma estudada e outra. Uma ótima dica para nós e para qualquer aluno que se preze, e com grande embasamento.

Estudos já mostraram que uma sonequinha de dia mesmo ajuda a guardar informação, assim como aprender novas habilidades.Publicado pelo Nature Neuroscience, usou participantes que puderam dormir 90 minutos entre aprender uma primeira tarefa e uma segunda tarefa, isso não se mostrou muito útil no anoitecer, mas no seguinte dia houveram resultados muito impressionantes.

Os pesquisadores entenderam que dormir ajuda a sobrepujar interferências, como as que o processamento de novas informações causa na tentativa de relembrar informações antigas já aprendidas anteriormente no dia. Outro grupo de participantes no estudo não tiveram a soneca durante o processo e tiveram resultados menos relevantes.

  • Estude 90 minutos
  • durma 30 minutos
  • repita o processo ;)

Vou tirar um sono agora mesmo...

9 de janeiro de 2008

leia! mais! google reader!

Eu não sabia o que era ler na internet até usar o google reader!

Descobri até meio tarde o quanto poderia aproveitar melhor minhas leituras da internet com uma ferramenta para juntar todas elas num só lugar.

A idéia é simplesmente manter em um único site os textos dos sites que lhe interessam, e através desse único site, fazer a filtragem do que ler ou não sem ter que pular de site em site para descobrir. O Google Reader é uma dessas ferramentas que fazer isso para você, e ele é bom nisso.

Para quem acompanha notícias de todo o tipo, blogs, artigos, é fundamental ter uma boa ferramenta leitora de feeds (seja rss, atom etc...). E sim, feeds são endereços especiais dos sites, que alimentam leitores de feeds, como nosso amigo Reader ai. Uso bem simples:

  • Site reader.google.com, se já tiver uma conta google basta se logar, caso não faça seu cadastro por ali mesmo :) .
  • Vá em seus sites favoritos, e dentro deles busque pelos termos feed ou rss por exemplo.
  • Esses links terão os endereços para serem usados pelo Reader, e com o botão direito podemos copiar o endereço desses links.
  • No botão add subscription do Reader podemos adicioná-los. Pronto.

Usar Firefox é ótimo também porque ele tem seu próprio leitor de feeds, e se vc clicar em um feed ele te ajuda a decidir o que fazer, se usará o próprio Firefox para controlar a leitura ou outra ferramenta. Recomendo o Google Reader, claro:

  • Você pode controlar sua leitura de qualquer computar, não precisa estar no seu, e no seu Firefox.
  • Você pode ler do celular! bastar acessar reader.google.com através do celular e tudo vai estar lá para você. Agora leio em qualquer lugar.
  • Você pode compartilhar os posts com seus amigos se eles estiverem cadastrados entre seus amigos do googletalk e usarem o Google Reader.

Enfim, leia muito, leia mais. Explique para os amigos e sugira um leitor de feeds. Conhecimento não tem preço, mas pode ser de graça. É claro, existem menos fontes confiáveis do gostariamos, mantenha isso em mente e leia, todo mundo ganha mais. Ah, leia livros também e blog sua resenha, para outros lerem :) .

7 de janeiro de 2008

Faça o Dylan falar por você!

Aproveite um grande vídeo do Bob Dylan e mande uma mensagem para alguém. Construa uma para sua aula, faça uma para seu trabalho de faculdade etc.

O dylanmessaging.com aproveitou o clipe da musica Subterranean Homesick Blues, antigo e genial do Bob Dylan, e nos construiu uma forma de mandar uma mensagem de 10 cartazes para quem quisermos. Eu ainda vou arrumar alguns vídeos diferentes desse mesmo site para dar dica em aula, fazer trabalhos diversos entre outras coisas.

Abaixo está a minha desavergonhada mensagem poética para minha amada.

  • Fiz no site e enviei para ela.
  • Ela pode ver pelo link que a levou para o site do Bob.
  • Queria exibir aqui também mas o código não podia ser utilizado diretamente
  • Baixar o vídeo com extensão do Firefox não dá certo porque vem sem o texto dos cartazes.
  • Dei uma volta gravando como ogg o vídeo e áudio que estava passando na minha tela (screencast)
  • transformei em avi e enviei para o youtube (ogg não serviu para o youtube)


  • Façam vocês mesmo aqui

ps: prometo um post sobre screencast e conversão de vídeo no Linux, minha ferramenta atual.