Estou estudando eu mesmo formas de usar blogs e o ato de blogar na educação, para professores e alunos, e o edublogs entre outras coisas hospeda de graça blogs educacionais.
Está tudo em inglês aparentemente então fica dificil explorar nas nossas bandas, mas as dicas servem para usar serviços de blogs em português como o blogger.com, da google, já devidamente traduzido para nós.
Abaixo as dicas que escrevi me inspirando por eles.
1. Publique materiais e recursos
A internet é uma fanstástica ferramenta quando falamos de distribuição de recursos. No edublog é permitido publicar arquivos para que fiquem disponíveis para qualquer um, seu professor ou seu aluno. Pesquisar muitas vezes resulta em documentos muito interessantes e deixá-los acessíveis para seus alunos faz com que eles pesquisem novidades e não o mesmo material que você tem em mãos. No blogger.com nós podemos por o link do arquivo para quem quiser baixá-lo, mas os serviços de armazenamento que conheço são em inglês, o que dificulta um pouco. Nesse link tem algumas dicas de como disponibilizar arquivos online, e resolvendo isso publicar os links no seu blog permite que seus alunos os encontre facilmente .
2. Gere discussões (amistosas) online
No blog podemos levar nossos participantes a discutir tópicos simplesmente comentando o que está publicado. Isso é comum em blogs não educacionais e não deve ser difícil conseguir. Quem comenta pode inclusive marcar o comentário para informar via email sobre outros comentários que surjam. E lógico, os comentários podem ser controlados ;).
3. Criar uma publicação para classe
Inspirado nos velhos tempos dos jornais de classe, podemos fazer o mesmo com blogs. Um blog pode ter contribuidores, seus alunos ou outros participantes, e eles terão poder para publicar o que quiserem. O contribuidores podem ser dividir entre editores, designers, pesquisadores para levar a idéia adiante. O jornal pode ser o diário da classe ou uma publicação ficcional ou real do que quiserem.
4. NovidadesNo passado houve quem ficasse até tarde imprimindo e duplicando informações para alunos. É uma idéia bem mais barata e prática substituir isso e simplesmente publicar tudo no blog. É ainda por cima positivo para o meio ambiente, não gastando papel.
5. Fazer os estudantes blogarem
É uma boa por os alunos para blogarem e até mesmo ajudá-los a blogar, mas é necessário agir como um centralizador linkando todos os blogs deles no seu próprio blog. Com o interesse entre os próprios alunos para conhecer seus blogs costuma ser grande, os blogs andaram por conta própria. Lembre seus alunos para te avisarem sobre posts (publicações) importantes que eles tenham feito pois possivelmente ler tudo será impossível.
6. Compartilhe seus planos de aula
Planejar e administrar é interessante, não é? Compartilhar seus planos de aula pode se tornar muito recompensador, e até ser colaborativo, com a ajuda de outros professores ou retorno de seus alunos. Os estudantes terão mais confiança de que tudo está sob controle e poderão se concentrar melhor em estudar e aprender.
7. Integrar multimídia de todo tipo
Com pouco esforço podemos publicar vídeos do youtube ou qualquer outra fonte, apresentações como as do famoso powerpoint, slideshows com as fotos que quisermos, e misturar tudo com os textos que quisermos. Não precisa de cds, nem programação, apenas a boa vontade de professor.
8. Organise, organise, organise
Não precisa blogar apenas como pedagogo... pode-se igualmente usar ferramentas para organizar tudo, de times de esportes a peças de teatro. Pode-se ter quantos blogs quiser, para o destino que se quiser, como por exemplo um blog apenas para o trabalho do segundo bimestre.
9. Tenha retornoNada diz que você não possa permitir comentários anônimos, mas ter retorno especifico dos seus alunos, com eles livres para se expressar e ainda demonstrar a eles o quanto curte até mesmo um crítica, pode tornar tudo mais fácil e agradável. Peça retorno, dos alunos, de familiares, de colegas, e dê retorno no blog deles também.
10. Criar um website totalmente funcional
Breve: O uso de WIKIs!
Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!
Nenhum comentário:
Postar um comentário