Aprender dá trabalho. Mas parece que o que dá mais trabalho é forçar nosso cérebro a trabalhar em linha reta, quando na verdade ele funciona de forma mais livre que isso. Mapas mentais nos ajudam a lidar com ele de um jeito mais próximo a isso. Usar mapas mentais no processo de ensino, ou da aprendizagem individual, tonar-se no mínimo interessante.
No wikipedia temos bastante informação sobre o assunto, e o que parece mais importante a frisar é que se trata de um método de notação, de comunicação. Podemos contruir nossos próprios mapas mentais ou podemos nos aproveitar dos outros, porém os nossos mapas sempre vão ser mais funcionais para nós pois retrataram melhor nossa estrutura mental.
Segundo o Wikipedia há reservas de muitos no uso de software para construção de mapas, mas achei esse relato interessante: "Aldo Novak, autor de A Única Diferença, enfatiza que os mapas a serem usados para aprender, devem ser feitos sempre à mão, com canetas coloridas e papel, enquanto os mapas usados para ensinar (ou transferir informações) devem ser feitos com softwares especiais."
Tenho usado há algum tempo o método para meu próprio aprendizado, e eles tem ajudado bastante. Na verdade parece muito simples e natural quando começamos e podemos até perceber que já fazíamos isso quando por exemplo anotamos instruções que nos passam por telefone.
No ensino, construir mapas mentais ao vivo com os alunos para ilustrar um assunto novo é muito útil, e eu mesmo já experimentei com excelentes resultados no entendimento e memorização. Estimulá-los a construir mapas individualmente igualmente ajuda a avaliar o aprendizado e a ensinar, podendo inclusive fazer parte da avaliação concreta dentro de um curso.
No Blog da Aprender com Mapas Mentais - Uma estratégia para pensar e estudar site para construção de mapas e compartilhamento deles, o www.mind42.com é realmente legal e não precisamos baixar nada, usa moderno esquema de serviços online. Ele permite a construção de mapas de forma prática e com vários recuros como figuras, anexos, e links web. Além disso é possível fazer o mesmo mapa simultaneamente com outras pessoas, de forma colaborativa, e falar com elas ao vivo através de um link com o Skype. Também permite exportar o mapa de diversas formas permitir que o mesmo seja acessado online via links ou com a cara abaixo! Interativo! Dar aulas a distância tem muito o que aproveitar do conceito.
Por ultimo, é importante lembrar que mapas não precisam de mais nada além de papel e lápis por exemplo, e software ou sites são apenas formas tecnologicas de desenha-los.
Links uteis:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/mapa_conceitual.mspx
http://www.possibilidades.com.br/recursos/mapas_mentais.asp
http://eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1250
Ei, não deixe de comentar no link "comentários"! Manda ai!
Olá Galdir! Muito legal sua matéria também. Na verdade a aplicação de mapas mentais é muito ampla, podendo ser utilizado em diversas situações, mas com certeza é uma ótima estratégia para potencializarmos a ação de pensar. Muito interessante utilizá-lo como forma de avaliação como você sugeriu. Obrigado pela visita e pelo link. Vou visitar o site que indicaste e linkar seu espaço no "Sobre "Educação". Voltarei pra gente trocar umas figurinhas. Abraço.
ResponderExcluir